quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Qual a origem do vírus H1N1: natural ou laboratorial?


Como já aqui foi referido, os primeiros casos de Gripe pelo vírus H1N1 surgiram no México. Um menino de 4 anos foi a primeira vítima, e terá sido no seu organismo que o vírus adquiriu a capacidade para se transmitir entre humanos. A criança vivia na proximidade de uma quinta de criação de porcos (a cerca de 10 km).

O jornal britânico The Independent e o The New England Journal of Medicine avançaram com um estudo onde especulavam sobre a possibilidade de a pandemia de gripe suína ter resultado de um acidente de laboratório. Uma linhagem de vírus diferente da actual havia causado uma pandemia em 1957 e, uma vez extinta, a gripe suína na variante humana desapareceu até 1976, quando um novo surto surgiu devido a, pensa-se, uma reintrodução acidental fruto da sua manipulação numa pesquisa. Assim, em 1977 uma nova pandemia surgiu na Rússia e na China, o que levou a que mundialmente os cientistas voltassem a estudar as amostras congeladas do vírus dos anos 50. Desde então, a gripe suína tem surgido todos os anos. Entretanto, alguns investigadores da Universidade de Pittsburgh pensam que o vírus da linhagem de 1950 possa ter vindo de algum dos laboratórios que possuiam essas amostras.


Adrian Gibbs, um investigador australiano de 75 anos, tem uma versão parecida, admitindo que o vírus possa ter surgido acidentalmente em laboratório, mas por recombinação do vírus exclusivamente suíno com o vírus da gripe sazonal humana. Sugere ainda que pode ter surgido na produção de alguma vacina, para a qual terão criados novos vírus, ou simplesmente ter sido transmitido de um porco para outro animal e só então para o Homem. Mesmo sem provas, adianta que tenciona publicar em relatório a sua hipótese, para que a comunidade científica possa tomar providências. Uma nota importante é que este senhor colaborou na investigação para a criação do conhecido antiviral Tamiflu® e baseou as suas suspeitas na análise genética do novo vírus, onde parece haver uma combinação entre genes de vírus humanos, suínos e aviários, de origem americana, europeia e asiática, o que sugere uma natureza "altamente sintética".

Fazendo uma breve pesquisa pela Web, não é difícil encontrar sites mais radicalistas, que avançam com teorias de conspiração contra a Humanidade com os mais diversos propósitos, como explicação para o surgimento deste vírus. Um exemplo é o Whataheal University. A verdade é que, fazendo uma análise histórica, as pandemias de gripe têm surgido ciclicamente, tendo a mais importante de todas ocorrido em 1918, a Gripe Espanhola, em plena I Guerra Mundial, altura em que terão morrido entre 20 e 100 milhões de pessoas. Suponho que nesta altura não seria ainda possível criar uma "arma biológica"...

Outros estranham o facto de a Roche®, a única farmacêutica que possui um antiviral eficaz contra o vírus da Gripe A, o Tamiflu®, ter fabricado justamente um medicamento capaz de dar resposta simultaneamente a um surto de Gripe Aviária (H5N1) e de Gripe Suína (H1N1). Os lucros que esta pandemia poderá trazer a esta farmacêutica são inimagináveis...

Curiosamente, este texto de Dezembro de 2008 dá conta de uma descoberta fabulosa: a recriação do virus Influenza (H1N1) que causou a Pandemia de 1918 e o seu cruzamento com o vírus moderno levou à descoberta dos 3 genes responsáveis pela sua elevada e mortífera carga viral. Os receios de que a descoberta levasse a uma nova pandemia surgiram imediatamente.

Não é nossa função encontrar a origem desta nova pandemia do século XXI, muito menos fazer a crítica dos possíveis responsáveis. Apenas pretendemos dar-lhe a mais completa informação sobre tudo o que concerne à Gripe A, para que possa previnir-se, protegendo-se a si e à sua família.


Fotos: estadao.com.br e flickr.com