terça-feira, 29 de setembro de 2009

O que é uma pandemia?


Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), três condições devem estar reunidas para que uma pandemia possa ocorrer:

       - uma nova doença surge à população (não há anticorpos protectores);

       - o agente (o organismo causador da doença) infecta seres humanos e origina uma doença séria;

       - o agente tem facilidade em disseminar-se sustentavelmente entre humanos.


Assim, apenas são consideradas as doenças infecciosas (que são transmitidas por um agente biológico, como bactérias, vírus ou parasitas), em detrimento de doenças que, apesar de afectarem mortalmente um elevado número de pessoas em todo o Mundo - como é o caso do Cancro - de uma forma geral não são transmitidas de pessoa para pessoa por contágio.


Devido à baixa frequência do fenómeno pandémico nos nossos tempos, para muitos de nós esta pandemia de gripe pode parecer-nos inédita. Porém, historicamente a população mundial já se debelou com cenários bem mais complicados à partida, numa altura em que o conhecimento acerca da origem, propagação e prevenção das pandemias era escasso. Disso são exemplos a Peste Negra (em 1300), as várias pandemias de cólera do século XIX e XX, a Gripe Espanhola de 1918 (H1N1) e a Gripe Asiática em 1957 (H2N2).


A dimensão, em termos de mortalidade, destes flagelos foi diminuindo à medida que se verificavam avanços importantes no campo da Saúde Pública e da Epidemiologia - ciência que estuda a distribuição dos determinantes da Saúde e de Doença, nas populações, no tempo e no espaço, bem como a eficácia das medidas tomadas para o controlo os problemas de Saúde.


Actualmente, a OMS tem definido um plano de preparação para a gripe mundial, baseado nas diferentes fases de uma pandemia, com recomendações e intervenções próprias para cada uma delas. Apenas a partir da fase 3 existe infecção humana com um subtipo novo de vírus, começando por ser intransmissível entre seres humanos. Nas fases 4 e 5 esta transmissão já ocorre, com um crescendo das zonas infectadas. Este é o período de Alerta de Pandemia.


A pandemia define-se quando é atingida a fase 6, a última, em que a contínua e crescente transmissão humana afecta vários países e continentes em simultâneo. Mais importante que o conceito, é o conjunto de medidas que nesta fase são implementadas em cada país, com vista à minimização do impacte da pandemia, e que são relativas:

       - à triagem e atendimento dos doentes;

       - ao uso de equipamentos de protecção individual;

       - ao isolamento dos doentes e dos contactos;

       - à administração de medicamentos antivirais e da vacina;

       - ao controlo das infecções nos doentes internados (nosocomiais).


Foto: Wikipédia.