sábado, 3 de outubro de 2009

Primeira fase de vacinação contra o vírus H1N1


Foi ontem anunciado pelo Ministério da Saúde português o início da campanha de vacinação contra o vírus H1N1, agendado para o próximo dia 26 de Outubro. Devido ao facto de o número de vacinas disponíveis estar dependente do ritmo de produção e distribuição pela indústria farmacêutica, esta campanha ocorrerá por fases, nas quais se dará prioridade aos principais grupos de risco e aos profissionais de saúde de importância essencial no controlo da pandemia da Gripe A.

Na primeira fase estarão disponíveis 49 mil doses, a administrar nos Centros de Saúde. Visto este número ser insuficiente para garantir a vacinação de todos os profissionais de Saúde e de toda a população de risco, o Ministério da Saúde, através da DGS (Direcção Geral de Saúde) e da Comissão Técnica de Vacinação, determinou que a campanha iniciará contemplando (citação):

  • "Profissionais de saúde, nomeadamente médicos e enfermeiros, que sejam considerados imprescindíveis e insubstituíveis, pela especificidade das funções que desempenham nos seus locais de trabalho. Só desta forma é possível assegurar o funcionamento dos serviços de saúde essenciais, face ao período previsível de aumento de procura de cuidados de saúde.
  • Grávidas no segundo e terceiro trimestres de gravidez, com patologias graves associadas.
  • Profissionais que desempenhem actividades essenciais, imprescindíveis e insubstituíveis, pela especificidade das funções ao normal funcionamento da sociedade." (citação)

Após a vacinação destes elementos, serão vacinados os restantes incluídos no grupo pré-definido:


  • "Grávidas do 2.º e 3.º trimestres, pessoas com doença crónica, doença cardíaca, respiratória, imunodeprimidos, obesidade, diabetes, etc.
  • Restantes profissionais de saúde e outros profissionais prioritários." (citação)
Para mais informação sobre os grupos abrangidos nesta primeira fase, consulte o Portal da Saúde e o Microsite da Gripe da DGS.