sábado, 10 de outubro de 2009

Que medidas de prevenção da Gripe A H1N1 devo tomar?


Depois de uma introdução à Prevenção da Gripe A dedicada às crianças e de termos visto como se transmite o vírus, é agora mais fácil compreender as medidas preventivas a tomar. Da explicação dada se deduz que há situações que propiciam o contágio, como uma falha na higiene das mãos, o contacto com objectos ou superfícies contaminados, a permanência em espaços fechados e pouco arejados, a proximidade e os cumprimentos entre as pessoas.

Um indivíduo com Gripe A pode contagiar outras pessoas durante um período relativamente longo, compreendido entre o dia anterior ao início dos sintomas e o 7º dia de doença, por isso, para além dos doentes evidentes, mesmo as pessoas mais insuspeitas podem estar a espalhar o vírus sem aperceberem e, sobretudo, sem que os outros o percebam. É por este motivo que as medidas de protecção devem ter lugar SEMPRE e em TODO o lado.

Eis o conjunto de atitudes que deve tomar, para se proteger ou, se já estiver doente, para proteger os outros:
  • Fique em casa se estive doente e contacte a Linha de Saúde 24.
  • Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar, usando o antebraço como alternativa mas nunca as mãos. Deite o lenço no lixo de imediato.
  • Lave as mãos com frequência, usando água e sabão, demorando mais de 20 segundos. Em alternativa, use toalhetes à base de álcool ou gel desinfectante.
  • Evite contactar desnecessariamente com pessoas com gripe.
  • Evite o contacto das mãos com os olhos, rariz e boca, se não estiverem lavadas.
  • Se estiver com sintomas de gripe evite cumprimentos como abraços, beijos ou apertos de mão e mantenha dos outros uma distância de pelo menos 1 metro.
  • Limpe com frequência os objectos e superfícies mais usados, utilizando os produtos de limpeza habituais.
  • Evite os espaços públicos fechados e pouco arejados.
Estes conselhos encontram-se em diversos tipos de cartazes sobre o tema, entre os quais o seguinte:




Como já foi referido noutro texto, a sensibilização das crianças para estas medidas é fundamental. Não deixe de divulgá-las na sua família.