quarta-feira, 28 de outubro de 2009

149 focos de Gripe A numa semana


Devido ao aumento significativo deste número nos últimos dias, o Ministério decidiu revelar que foram detectados 149 focos de Gripe A em escolas de todo o país desde quinta-feira passada (22/10), contrastando com os 7 focos detectados na semana anterior.

Também se registou hoje à tarde mais uma morte devido ao vírus H1N1, desta vez tratando-se de uma criança de 10 anos, que veio a falecer no Hospital D. Estefânia, em Lisboa. Somam-se assim 4 vítimas mortais por esta causa.

Notícias como estas preocupam alguns pais, que têm pressionado as escolas com maior número de casos a fechar portas, para evitar novos contágios. Porém, convém relembrar que todos os anos se registam mortes devido à gripe sazonal, ocorrendo mais frequentemente em indivíduos vulneráveis entre crianças e idosos, facto que, pela pouca exposição social que normalmente tem, não causa toda esta agitação.

O Ministério revelou ainda que na semana de 19 a 25 de Outubro foram observados 4732 doentes com sintomas de gripe, nos serviços de saúde, sem distinção entre casos de gripe A e de gripe sazonal.



Imagem: Sapo.